JorgeCast S9E2 - Segurança, Ransomware no Colonial Pipeline e o valor das empresas de IoT
Aqui neste post você acompanha a pauta do JorgeCast S9E2. Não deixe de visitar o site do JorgeCast para outros episódios
No ano de 2020 o ataque de hackers aumentou muito comparado ao ano anterior. No episódio de hoje abordaremos um tema e que muitas vezes negligenciamos: segurança. O ataque de Ransomware que aconteceu na Colonial Pipeline nos EUA serviu como um alerta para as empresas que continuam não prestando atenção na segurança da internet. É necessário agir, especialmente quando ameaça de hackers pode causar grandes riscos mundiais.
Esse ataque a Colonial Pipeline, um oleoduto da costa leste dos EUA, demonstrou que as consequências são reais e muitas vezes devastadoras. A falta de um insumo básico como combustível gera um desabastecimento em larga escala. Além disso, também devemos nos atentar ao fato de que muita carga pode ser perdida, muitos animais morrerem, entre outras graves consequências. Nós pensamos que poder ser um oleoduto importante ele provavelmente é extremamente seguro e por isso acabamos por negligenciar a verificação deste fato.
Se quiser ler mais a respeito deste assunto acesse os links: link1 link2
Nós também devemos prestar atenção ao nosso roteador de wi-fi de casa e das empresas. Muitos desses eletrônicos são vulneráveis, contêm bugs que podem facilitar para um hacker roubar seus dados ou atacar seus dispositivos. Novamente não prestamos muita atenção na segurança, principalmente da nossa casa, por sentir que estamos seguros e que nunca vai acontecer nada.
Um pesquisador compartilhou suas descobertas com a Wi-Fi Alliance, que está trabalhando com fabricantes de dispositivos sobre 12 falhas.
Ainda não há evidências que essas vulnerabilidades foram exploradas. Porém, é importante cumprir todas as medidas de segurança rigorosamente e não esquecer de verificar e checar os dispositivos frequentemente.
Hoje sentimos a necessidade de estar conectados a todo momento. Tudo está interconectado, então se usamos internet a possibilidade de ataques existe. Precisamos proteger o núcleo do nosso negócio. Na pandemia vimos crescer o nível de conectividade, todas as empresas precisam estar conectadas para serem vistas e vender.
Se quiser ler mais: link1 link2
Alguns anos atrás as empresas começaram a testar se IoT encaixava no seu modelo de empresa. Hoje em dia elas já testaram, viram que funcionou e encaixaram nas demandas necessárias. Muitas vezes isso começou há muito tempo e não teve uma atualização e evolução constante. Esta é a falha, é necessário modernizar as soluções de wi-fi antigas.
Temos muita coisa evoluindo e acontecendo dentro deste meio, como por exemplo os smart home devices. As gigantes Amazon, Apple e Google se juntaram para certificar os dispositivos “Smart” das futuras casas inteligentes e isto é algo muito interessante.
Se quiser saber mais: link1 link2
Acontecimentos recentes, inclusive o da Colonial Pipeline, fizeram o mercado de Internet das Coisas crescer imensamente nos últimos seis meses. As ações na bolsa das empresas de IoT estão subindo.
O governo brasileiro está vendo o potencial da Internet das Coisas e o Brasil de uma forma geral, acabamos de ver o surgimento de um fundo de investimentos para esta vertical. Esse é um ponto bem positivo, que leva os holofotes para essa área da tecnologia, recentemente também tivemos o plano nacional de IoT. Temos várias iniciativas acontecendo, o que nos leva a crer que estamos vivendo um excelente momento para a Internet das Coisas.
Se quiser ler mais sobre esse assunto, acesse: link1 link2 link3