O Jorge Maia

Jorge Maia Busca - Inovação em IoT, Nuvem e Negócios

Consultor e Mentor de times e empresas que querem melhorar produtividade e qualidade no desenvolvimento de sistemas, Jorge Maia é um profissional de Tecnologia da Informação especializado em gestão e desenvolvimento de produtos digitais conectados, com mais de 20 anos na escrita de códigos e arquitetura com foco em produtividade, custo e tempo de lançamento. Evagenlista de metodologias que tenham foco em pessoas, times e na melhoria do ambiente de trabalho. Desde 2013 tem se voltado para Internet das Coisas e projetos de alta resiliência, com uso de computação em nuvem e Inteliência Artificial.

Trabalha com a plataforma .NET desde sua primeira versão, é Microsoft Certified Solutions Developer e Trainer, além de Scrum Master e especializações em linguagens como C#. Acredita no aprendizado continuo e emergente dentro dos times e tem como foco a qualidade do produto computacional a ser entregue. Premiado pela Microsoft em 2016 e 2017 como um Most Valuable Professional em Azure pelos excelentes serviços prestados a comunidade de tecnologia brasileira.

Possui conhecimentos amplos de tecnologia, comunicação de dados, segurança e contratações, na área de software, já trabalhei em softwares para o setor financeiro, médico, RH, embarcados e Internet das coisas. Formado em Ciências da Computação e cursando um Mestrado em Sistemas mecatrônicos.

Dentre os seus projetos mais conhecidos podemos destacar o primeiro sistema de votação online do Brasil(2006) , feito para o Conselho Federal de Relações Públicas, o primeiro buscador de preços de supermercado offline do Brasil (2000), Sistema de CDC (Caixa Fácil), a nível nacional com mais de 2000 pontos instalados, integrado com a plataforma da Caixa Econômica Federal, sistemas de empréstimos consignados para promotoras de crédito integrados aos bancos Bradesco, Panamericano, Cacique, Banco Votorantim, Bonsucesso, dentre outras financeiras.

Atuante na comunidade de desenvolvimento e Internet das Coisas, é atualmente palestrante em eventos regionais, nacionais e internacionais, como QCON, TDC, Campus Party, Ticnova, Microsoft Global Azure Bootcamp, é também articulista em blogs e apresentador de podcasts sobre tecnologia, todas essas ações vinculadas a um grupo fundado em 2011 chamado CrazyTechGuys.

Desde 2016 é âncora do JorgeCast, um podcast focado em IoT, que recentemente virou também um canal no Youtube, trazendo vídeos sobre eventos nacionais e internacionais, entrevistas sobre negócios digitais e Internet das Coisas e também conteúdo técnico para iniciantes e profissionais de nuvem e IoT.

É CEO e founder da CrazyTechLabs, empresa brasileira, com sedes em São Paulo e Brasília e presença em Recife. Criador do IoT Weekend, primeiro evento com foco profissional em Internet das Coisas, que este ano comemorou seu segundo ano com 5 ediçoes pelo Brasil.

Nas mídias tradicionais, além de sempre ser procurado quando o assunto é inovação ou IoT, também é colaborador do Jonal de Brasília com coluna de impressões sobre tecnologia e na Transamérica, semanalmente participa do Transnotícias com um quadro de tecnologia falando sobre novos lançamentos e problemas que podem ser resolvidos com produtos inovadores.